Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mitos de beleza: CHOCOLATE DÁ ESPINHA???























Essa série de posts que estou com vontade de escrever, serão uma mão na roda para diversos dermatologistas espalhados pelo país. Isto porque nossa especialidade é cercada de mitos e crenças, difíceis de serem aceitos como tal pelos nossos pacientes. Resolvi começar pelo mais comum deles. Esta é uma questão bastante complicada, porque as mães gostam que os filhos acreditem nisso, pois é uma maneira de controla-los. Como são adolescentes e têm acesso ao chocolate facilmente, muitas genitoras procuram diminuir o consumo de chocolate de seus filhos através do medo.


Enfim, chocolate, amendoim, gorduras, etc, causam acne? Não, mil vezes NÃO!!!!!!!

O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea. Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

Mas porque então algumas pessoas juram de pés juntos que ficam com espinhas quando comem chocolate? Essa pergunta tem duas respostas.

A primeira e mais comum é a seguinte: ALERGIA ALIMENTAR. Que pode ser ao leite, ao amendoim, ao camarão... Uma das manifestações da alergia alimentar, além do exantema (ficar cheio de manchinhas vermelhas), é a acne (com pús e tudo). Portanto, se você relaciona o aparecimento de espinhas ao consumo de determinados alimentos (independente de ser chocolate ou não), procure o seu médico.


Outra situação comum, principalmente entre as mulheres: stress emocional. Pode ser causado por uma prova difícil, um desgraçado que não telefona, ou qualquer outra desgraça. O que costumamos fazer quando estressamos??? COMEMOS CHOCOLATE. Quilos de chocolate, de preferência. O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, não pelo chocolate em si, mas pela alteração hormonal decorrente dessa condição de estresse. Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células. Fique atenta à cor do chocolate. Isso porque os Flavonóides estão no cacau e quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde.

Então, as mães dos meus pacientes que me desculpem, mas chocolate NÃO DÁ ESPINHAS.
(ah, e só pra constar: seguindo a mesma linha de raciocínio, masturbação também não...)

1 comentários:

  1. Muito muito Obrigada por esclareçer essa duvida querida...Minha mae sempre dizia isso pra mim mesmu!!!!kkk

    ResponderExcluir